> Notícias

BOAS PRÁTICAS - UNIDADES ESCOLARES

Data: 03/04/2020
Fonte: Diretoria de Ensino - Região de Jaboticabal

Imagem

EE OSWALDO SCHIAVON 

Pela página o Facebook da escola, informamos que estaríamos preparando material de estudos para nossos alunos, mediante aos problemas que estamos passando, onde muitos pais aprovaram esta atitude. https://www.facebook.com/EEOswaldo-Schiavon-417584961670197/

Desta forma, foram criados dezesseis(16) grupos no Whatsapp, onde demos início aos trabalhos a serem desenvolvidos pelos discentes. Observamos que a integram dos mesmos estava muito boa, porém ainda haviam alguns contratempos. Alunos que entravam depois ficavam um pouco perdidos, pois algumas matérias já haviam sido passadas.

Mantivemos os grupos, porém criamos as dezesseis(16) salas de aula na plataforma cedida pelo Google, a Google Classroom, onde  alunos e professores  estão se interagindo de forma mais organizada, com local para publicar atividades, notas e publicarem no mural os destaques do momento. Os professores foram convidados pelos seus e-mails e os alunos receberam no grupo do Whatsapp um código para entrarem em suas salas. https://classroom.google.com/h

As professoras auxiliares e da sala de recursos, ligaram para as famílias dos alunos, onde passaram atividades impressas, orientando-os como deveriam ajudá-los.

 

EE DR JOAQUIM BATISTA

A Escola Estadual "Dr. Joaquim Batista", de Jaboticabal neste ano de 2020 passou a ser uma unidade PEI (Período Integral) e a partir do momento em que todos ficaram alerta com as notícias da disseminação da COVID-19 (Novo Coronavírus) e a possibilidade do distanciamento social ficou latente, a nossa preocupação era como iríamos atingir nossos alunos estando eles em casa. 

A escola criou uma página no Facebook, uma "fanpage", rede social a qual todos ou uma grande parte de nossos alunos é adepta. Nesta fanpage a escola fazia, antes da pandemia, a divulgação de aulas e trabalhos realizados. Pensamos então, a equipe de Coordenação, que poderíamos utilizar esta ferramenta para sensibilizar e porque não, atrair nossos alunos, chamar a sua atenção para a realização de trabalhos em suas casas. É bom salientar também que tal escolha ocorreu por sabermos que se tratava de um meio fácil de ser utilizado pelos alunos, visto que todos eles possuem um aparelho celular, possuem Facebook e seria muito fácil acessar a fanpage da escola para se apropriar das supostas atividades que lá seriam disponibilizadas. 

A página foi criada e está sendo um sucesso, atingimos desde 23 de março quase 500 pessoas entre elas alunos e seus responsáveis, que nos dão inclusive devolutivas de que tais trabalhos estão sendo realizados por seus filhos.

Surgiram então, os roteiros de atividades disponibilizados pela Secretaria da Educação, todos nós estudamos os roteiros e verificamos que contemplavam as habilidades planejadas anteriormente. Então cada professor preocupou-se em realizar suas atividades e disponibilizou ao seu PCA através de e-mail relacionado aquele trabalho pedagógico e través do Google Drive começaram a disponibilizar as atividades. Preparamos uma diversidade de atividades relacionadas aos conteúdos e habilidades trabalhadas em sala de aula.

Ao clicar nos links os alunos serão direcionados as pastas do drive com todas as atividades de todas as disciplinas, a parte diversificada e inclusive roteiros de prevenção e conscientização que os alunos podem realizar em casa com seus pais ou responsáveis. Os alunos então procuram as pastas referente ao seu ano / série para que possam realizá-las. Tais atividades, no retorno das aulas, serão retomadas pelos professores, corrigidas e avaliadas.

Sem ser necessário imprimir ou copiar nos cadernos, poderão visualizar em tabletes, celulares, notebooks e realizar as atividades nos cadernos referentes a cada disciplina.

Além destas atividades, disponibilizamos também, outras alternativas de estudo para os alunos do Ensino Médio: Simulados e testes afins.

Muitos pais e alunos nos procuram pelas redes sociais solicitando explicações sobre as atividades e são atendidos em poucos minutos pois, o nosso objetivo é que possamos atingir o maior números de pessoas possível e que a aprendizagem dos nossos alunos continue.

Além de tudo isso a escola também teve o cuidado de fazer com que os pais/responsáveis realmente tomassem ciência desta alternativa de estudos direcionadas aos seus filhos e para tanto procurou a Rádio 101 FM e através deste veículo de comunicação falou aos responsáveis.

Audio: https://www.101fm.com.br/101/joaquimbatistacovid/


Abaixo os links disponibilizados aos nossos alunos na fanpage da Unidade Escolar:

 
 
EE JORNALISTA GAVINO VIRDES
 

A E.E. Jornalista Gavino Virdes, na semana de 16 a 20 de fevereiro, manteve as aulas para os alunos que compareceram, e esteve disponível tirando dúvidas e prestando esclarecimentos aos discentes e familiares, além de utilizar de vários meios como: carro de som, Whatsapp, Facebook e telefonemas, visando o maior alcance possível sobre as medidas que seriam tomadas em relação às aulas e esclarecimentos sobre o COVID-19.

A equipe escolar conta com um grupo de Whatsapp onde trocamos informações e formações. Juntamente com os alunos, organizamos, também, grupos de Whatsapp que já existiam, adicionamos alunos que, por ventura, não estavam ainda no grupo, para que os mesmos pudessem ter acesso a todas informações e atividades. Adicionamos professores das diversas disciplinas em cada um dos grupos das salas onde lecionam. A coordenação, após orientações da SEDUC e diálogos com os docentes, criou 12 salas virtuais no Google Classroom.  Pelo Whatsapp, os alunos foram orientados sobre o passo a passo de como participar da sala virtual. Conseguimos grande quantidade de alunos em cada sala de aula criada. Através do Classroom, foi possível criar um espaço motivador e desafiador aos alunos, proporcionando um ambiente com um tom de modernidade, pois podemos usar o mural para recados e orientações, o item atividades para que cada professor, após criá-las, possa postá-las, além de anexar links de vídeos, artigos, textos e imagens, possibilitando ao aluno fazer o mesmo no momento de responder essas atividades, bem como deixar um recado para o professor.

Tivemos uma grande surpresa, pois, assim que as atividades foram postadas, percebemos uma boa interação dos alunos tirando dúvidas pelo mural que, apesar de o prazo de alguns dias para a realização das atividades, a maioria delas foi entregue no mesmo dia em que foi solicitada pelo professor.

Nossa equipe está em constante processo de formação e cada novidade é repassada aos nossos discentes. Estamos unidos neste momento difícil para o mundo na luta contra o Coronavírus.



Daksa