> Notícias

BOAS PRÁTICAS - EE DR LUIZ ZACHARIAS DE LIMA

Data: 01/04/2020
Fonte: Diretoria de Ensino - Região de Jaboticabal

Imagem

GRUPO DE WHATSAPP COM GESTORES, PROFESSORES, ALUNOS E RESPONSÁVEIS

 

Na semana de 16 a 20 de março de 2020, criamos o whatsapp da Escola Zacharias, nome como todos conhecem, com o intuito de viabilizar um canal de comunicação rápido e seguro com e entre gestores, professores, alunos e responsáveis. Com o número de celular adquirido pela U.E e aparelho doado pela professora Katrini Alves da Silva, foram criados 24 grupos para organizar a interação e o repasse de materiais e atividades, um grupo para os professores e gestores da escola e um grupo para cada turma do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No grupo das turmas dos anos/séries de cada segmento foram encaminhados atividades e materiais digitais para os alunos realizarem-nas   em casa, como também são repassados informativos relevantes sobre educação e prevenção da contaminação pelo Coranvírus. Gostaríamos de destacar os trabalhos realizados no grupo dos professores e gestores, que antes da suspensão das aulas, já existia um grupo informal para recados da gestão e coordenação pedagógica que num determinado momento fechou o grupo para comentários para contingenciar as interações, pois foram inúmeras as mensagens encaminhadas que fugiam ao propósito do grupo, vez ou outra criando conflitos. Porém no caso do grupo criado pelo número exclusivo da escola, a postura dos integrantes mudou muito e para melhor. O grupo tem sido um canal produtivo de interação e, principalmente de ajuda mútua. Todos os dias professores e gestores trocam mídias informativas sobre a pandemia, atualidades e comunicados da SEDUC. Durante as videoconferências da SEDUC o grupo se torna um espaço de debate, em que os docentes questionam e respondem uns aos outros e também elaboram perguntas para enviar pelo formulário aos conferencistas. O ponto alto de toda essa interação e engajamento é a superação de barreiras que alguns integrantes da equipe escolar tinham em relação ao uso de tecnologias. Diante de um cenário inesperado e difícil de compreender, a necessidade do afastamento material, acabou aumentando a coesão da Equipe da Escola Zacharias.



Daksa