> Notícias

EE DR. ELÍSIO DE CASTRO -TAQUARAL – SP- AÇÃO CONSCIENTIZADORA – DIA DO MEIO AMBIENTE/2017

Data: 16/08/2017
Fonte: Diretoria de Ensino - Região de Jaboticabal

Imagem

A comemoração do Dia do Meio Ambiente (05 de junho) faz parte do quadro de datas comemorativas do calendário escolar observado na EE Dr. Elísio de Castro, em Taquaral-SP. No presente ano letivo, a professora responsável pela atividade comemorativa foi a professora de Biologia do Ensino Médio, Mariana Turolla.

Buscando a adequação ao currículo oficial do Estado de São Paulo, a professora optou por desenvolver o trabalho com os alunos da 1ª série A do Ensino Médio da escola, pois o currículo contempla a temática ambiental no decorrer dessa série.

A proposta lançada pela professora aos alunos, no início do segundo bimestre letivo (início de maio de 2017), baseou-se no incentivo à autonomia dos alunos. Para iniciar o projeto, a professora trabalhou com os alunos temas relacionados à problemática ambiental. Em seguida, a proposta de trabalho foi lançada aos alunos: buscar entre os diversos temas aquele que mais lhes chamava a atenção e desenvolver uma forma de abordá-lo, apresentando-o ao resto da comunidade escolar.

Vários temas foram explorados pelos alunos, como gestão de recursos hídricos, uso indiscriminado de agrotóxicos, resíduos sólidos e reciclagem, entre outros. Diversas foram também as formas de abordar esses temas com os demais alunos e professores da unidade escolar: palestras em sala com auxílio de equipamento multimídia, elaboração de cartazes, análise de textos científicos, jogos e dinâmicas realizadas com outras salas na quadra poliesportiva da escola.

O vídeo apresentado foi desenvolvido pelo grupo de alunos Matheus Henrique, Júlia Silva, Wellen Zumba, Laís Silva, Laiza Rosa, Vitor Codulo e Isadora Germano. Com o tema “Ações humanas e Aquecimento Global”, os alunos trouxeram ao ambiente escolar questões e reflexões sobre o papel do ser humano nas mudanças ambientais, especificamente nas mudanças climáticas. Após a apresentação do vídeo, através de rodas de conversa os alunos puderam debater ações que podem ser desenvolvidas em seu contexto social e escolar e que visam a auxiliar na preservação ambiental.

O projeto contribuiu na formação de um aluno mais consciente, que também atue conscientemente enquanto cidadão. Por terem sido os próprios alunos a escolherem os temas e a abordagem, o projeto contribuiu para a construção de uma comunidade estudantil mais autônoma. E como o projeto foi orientado pela professora e contou com o auxílio da gestão escolar, a abordagem dos temas foi coerente e bem fundamentada.



Daksa